quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BABAÇU

ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
TOCANTINÓPOLIS, 02/09/2010
PROFESSORA: Maria da Gloria Costa Moura
TURMA: 4º ANO RICARDO AZEVEDO TURNO: VESPERTINO

Disciplinas: Geografia e Língua Portuguesa
COMPETÊNCIAS:
· Reconhecer e utilizar-se da geografia como ciência que contribui para a formação da cidadania, compreendendo: as relações entre natureza e sociedade, o papel do homem enquanto ator e construtor do espaço, bem como importância da preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida.
· Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem.

HABILIDADES:
· Entender o processo de evolução dos modos de produção, do artesanato à industria moderna.
· Conhecer os principais artesanatos feitos do babaçu, bem como sua importância para o fortalecimento da economia das pessoas que sobrevivem desse trabalho.
· Perceber a importância da preservação/conservação do meio ambiente para continuidade da vida.
· Participar de situações de comunicação direta e indireta (computador – slides e vídeo).

CONTEÚDOS:
· Babaçu: Matéria- prima e produto (artesanato);
· Escuta atenta, formulação de perguntas e opiniões;


Metodologia
Será destacado, em slides, a importância do babaçu (preservação do meio ambiente) para o fortalecimento da economia das pessoas que dependem dessa renda para sobreviver, bem como as principais cidades que fazem o aproveitamento do coco babaçu para a realização do trabalho artesanal. Após esse momento será exibido o filme produzido pelo SEBRAE “O Babaçú”, onde serão mostrados os artesanatos fabricados a partir deste fruto. Em seguida, acontecerá um diálogo onde os alunos serão instigados a sanar suas dúvidas e/ou tecer comentários, através de perguntas ou opiniões. Por fim os alunos receberão uma atividade relacionada aos assuntos abordados como forma de verificar os conhecimentos dos discentes.

Avaliação
Será entregue um roteiro de questões relacionadas ao filme assistido como forma de certificar se os alunos adquiriram a compreensão esperada a respeito do assunto trabalhado. Observar-se-á, ainda os questionamentos e comentários expostos pelos discentes durante o debate, analisando a coerência dos questionamentos e organização da pergunta oral e, ainda, a relação das questões e idéias abordadas com o tema trabalhado.
REFERENCIAS:
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria do Estado da Educação e Cultura – To: 2009.
http://artesanatosebrae.blogspot.com/2009/08/nova-colecao-com-pecas-de-babacu-sera.html (15h 36min. 31/08/10).

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